15 Dicas Práticas para a Criação de Sites

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Com a expansão da Era Digital, a presença online deixou de ser opcional e passou a ser um requisito. Há quem diga que em breve todas as empresas estarão online, ou simplesmente deixarão de existir. O fato é que possuir um site ou pelo menos estar presente nas redes sociais é importante tanto para as multinacionais quanto para a loja “armarinho” do seu bairro (leia mais sobre isso aqui).

Perante a crise, muitos brasileiros se viram na necessidade de tocar seus negócios de forma autônoma ou de investir em novos horizontes. Novas empresas e novos negócios hoje demandam ações digitais e a construção de uma audiência também pela internet. O problema é que em meio a tantos altos e baixos financeiros, nem todo mundo consegue capital para investir em um website feito por uma agência web de última geração, por isso, alguns resolveram arriscar e montar sozinhos.


Desenvolvendo um Site Eficiente

Apesar da web ser um universo extenso de possibilidades e a criatividade ser um fator que ajuda e muito na hora de chamar atenção dos usuários, existem algumas dicas de desenvolvimento e criação de websites que podem ser aplicadas a todos, principalmente para aqueles que estão começando, fazendo sozinhos ou com pouca ajuda profissional. 

Clique aqui para ler sobre as 7 Etapas da Criação de Sites.

Não basta possuir um site se ele não for funcional, correto? Além disso, seu site deve transparecer credibilidade e confiabilidade, logo de cara. Pensando nisso, criamos este artigo com 15 dicas práticas para você utilizar na hora de pensar no website da sua empresa. Vamos lá?


1. A Regra dos 10 segundos

A primeira e mais importante dica é na verdade uma estatística. Uma informação valiosa que você deve manter em mente em todos os próximos itens:

“O usuário de internet leva cerca de 10 segundos para decidir se um site possui credibilidade, possivelmente atendendo às suas necessidades e decidindo então tomar uma nova ação dentro dele.”

São 10 segundos cruciais que vão determinar se ele abandona a navegação ou parte para um segundo clique.

2. Brainstorm

Parece bobo, mas não é.

É muito importante que você coloque as ideias que possui em relação à sua empresa e o desempenho esperado na internet num papel ou bloco de notas. Nessa fase, é importante você listar os objetivos que deseja alcançar com a presença digital da sua empresa e de que forma você quer que o seu site trabalhe a seu favor. 

Com isso, será mais fácil traçar estratégias e definir a coerência entre fatores como imagens, textos, fontes e até a linguagem que vai utilizar nele. 


3. Estude o seu NICHO

Talvez este seja o erro que muitas pessoas cometem logo no começo.

Estudar o seu nicho online é tão importante quanto entender sobre o segmento da sua empresa offline. Tendo em vista que na internet a concorrência é muito maior e o processo de tomada de decisão por parte do usuário é um pouco diferente (leia mais aqui), se as suas estratégias não estiverem alinhadas com o comportamento do seu público alvo, de nada vai adiantar ter um site.

Estude o seu nicho, seu público-alvo e defina bem as personas dos seus clientes ideais, o que você tem a oferecer e como pode solucionar o problema deles.


4. Faça uma boa Análise de Concorrência

Já fizemos um artigo detalhado contando tudo o que você deve saber sobre como fazer uma boa análise de concorrência online. É só clicar aqui!


5. Foco no CLIENTE

Por incrível que pareça, outro erro muito comum na internet é criar um site sem pensar no usuário ou pensando apenas no rankeamento do Google. Lembre-se que quem vai decidir se a sua empresa vale o clique, a compra ou a ligação é o USUÁRIO, portanto, pense sempre nele!

Leia mais sobre a importância de manter o foco no consumidor aqui.


6. Invista em um Visual PROFISSIONAL

Já falamos mais vezes disso, mas vale sempre lembrar: 

Na internet, a primeira impressão é a que fica!

Lembre-se dos 10 segundos. O usuário leva muito menos do que isso para fechar o seu site. 

É dentro deste tempo que o usuário precisa bater o olho no seu site e decidir que ele é confiável. Segundo pesquisas, o visual de um site é responsável por 90% de sua credibilidade, portanto, mesmo que você esteja fazendo sozinho, capriche no design e nas imagens!

7. Site Responsivo

As estatísticas apontam que o brasileiro gasta mais tempo no celular do que no computador.

O seu site deve ser responsivo e se adaptar à todos os tipos de dispositivos, como: computadores, tablets e celulares. 

Saiba mais sobre a criação de sites responsivos aqui.


8. Use o KEYWORD PLANNER

Nós criamos um guia completo com todas as informações que você precisa saber para entender sobre a importância das palavras chaves e como utilizá-las corretamente. 

Clique aqui para ler mais. 

Mais artigos sobre SEO e otimização de sites aqui.


9. Capriche nos BANNERS

Banners amadores ou fracos são responsáveis por cerca de 70% do abandono da navegação. 

Reforçando o item 6, além do seu site possuir um visual profissional, o home deve possuir banners rotativos com links para as páginas mais relevantes para o usuário. Os banners são os DESTAQUES do seu site e devem ter um apelo visual forte, com imagens e palavras-chaves.


10. Menu Prático

Monte um menu pensando nas informações mais relevantes para o seu cliente. 

Voltamos aos 10 segundos: o usuário que navegar no seu site precisa encontrar o que procura dentro deste tempo. Se não encontra nos banners ou fazendo uma rápida rolagem na home, ele desiste de navegar. O MENU prático é extremamente importante para que estejam listadas as páginas, categorias e subcategorias do seu site.


11. Click to Action

Tanto na página inicial quanto nas páginas internas do seu site, principalmente nas de serviço ou produto, é muito importante que exista um botão em destaque chamando o usuário para tomar uma ação que você determine importante. 

Comprar, Ligar, Agendar, Baixar, Fazer Download, Entrar em Contato, Saiba Mais e Contratar são apenas alguns dos exemplos de botões chamando para ação. 


12. Utilize Imagens Próprias

Usar imagens de bancos de imagens é totalmente aceitável, desde que seja no lugar certo, como em banners, fundo de tela ou destaques. Porém, o usuário entende que uma empresa que utiliza imagens próprias ou que possui uma galeria com imagens da própria empresa, produtos, funcionários ou serviços, possui maior credibilidade. 

Principalmente se você vende produtos, é muito importante utilizar fotos de pessoas usando o seu produto. No caso dos serviços, não é menos importante, porém, você pode utilizar fotos de pessoas satisfeitas ou mesmo fotos de um problema antes e depois. O importante é ilustrar bem para que o seu cliente consiga se identificar com o seu negócio e com a solução que o aquilo que você oferece apresenta.

13. Rapidez

Tanto para o usuário, quanto para o Google, é MUITO importante que o seu site seja leve e rápido, não demore para carregar as páginas e principalmente, as imagens.

Para otimizar o tempo de carregamento e de quebra melhorar a sua pontuação com o Google, reduza o tamanho das imagens para um formato em que continuem em alta qualidade, porém não afetem o desempenho do seu site.


14. Depoimentos

Segundo pesquisas, 80% das pessoas acreditam nos depoimentos sobre empresas online.
Possua uma seção com os depoimentos dos seus clientes, tanto escritos como em vídeos. 

Dica: você pode possuir uma página específica para isso, mas também pode utilizar os mais importantes no final da sua home com link para esta nova página, ou em forma de banner rotativo. 

15. Use o Google Analytics

Uma das formas mais eficientes de criar estratégias é estudar e entender sobre o comportamento do usuário que visita o seu site. Para te ajudar com essas métricas, criamos dois artigos sobre a importância do Google Analytics, ferramenta gratuita do Google que faz uma análise de diversos dados sobre o tráfego do seu site. 

Leia mais:

Google Analytics: a ferramenta que mede as métricas do seu site;

Google Analytics: os principais recursos e métricas da ferramenta;


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